Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Assistente Social (2015) Questão 39

A constatação inicialmente evidenciada, resultado de anos de pesquisa na temática da interdisciplinaridade, refere-se ao caráter intuitivo das práticas comumente chamadas interdisciplinares. Nelas, impera a circulação de conceitos e esquemas cognitivos sem consciência, ou apenas disciplinarmente consistentes, portanto insuficientes para agir ou pensar interdisciplinarmente. Considerando o enunciado, sobre a interdisciplinaridade é correto afirmar que
  • A a prática interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar integra as ações e os diversos profissionais na busca de superação dos limites que devem ser respeitados, e a afirmação evidencia a ocorrência de ações interdisciplinares na prática relatada.
  • B o prontuário, enquanto único registro da assistência prestada por todos/as os/as profissionais da área de saúde e assistência social, independente de sigilo profissional, deve ser disponibilizado para as outras áreas da organização, visando à interdisciplinaridade.
  • C as práticas multidisciplinares são desenvolvidas no cotidiano e somente por meio de grupos formais, que focalizam a atenção na assistência social e na saúde de determinados grupos de pessoas, as quais não têm potencial para a construção da interdisciplinaridade.
  • D é necessário compreender que a assistência social organizada, por meio de grupos multiprofissionais que se propõe a uma prática interdisciplinar, pode construir um trabalho criativo e motivador para os profissionais, e de péssima qualidade para os(as) usuários(as).
  • E trata-se de uma constatação que denota a necessidade de trabalhar a construção do conceito de interdisciplinaridade pautada em saberes complementares, olhares paralelos, e na abertura destes olhares, convergentes ou divergentes, em suma, ao exercício pleno da ambiguidade nas questões sociais.

Encontre mais questões

Voltar