Universidade Federal do Ceará (UFC) - Professor - Técnica de Linguagem de Sinais (2019) Questão 59

Sobre cultura e surdez é correto afirmar:

  • A Endoculturação é um conceito da Antropologia segundo o qual a cultural seria um elemento inato a cada indivíduo. Baseado nesse conceito é possível afirmar que todo surdo tem cultura.
  • B Etnocentrismo é a tentativa de compreender a cultura do outro e de ajudá-lo a compreender a sua. Essa prática tem sido muito reivindicada por minorias culturais, assim como a dos surdos.
  • C Cada grupo tem uma cultura específica que iguala os sujeitos pertencentes aquele grupo, apesar das suas diferenças individuais. Para os surdos que compartilham da cultura surda, é possível afirmar que, culturalmente são todos iguais.
  • D Para a Antropologia contemporânea é possível hierarquizar as culturas, sendo algumas consideradas mais primitivas do que outras. A cultura surda é considerada mais primitiva que a cultura ouvinte, já que somente recentemente pode de fato se desenvolver.
  • E A Cultura pode ser compreendida como um campo de produção de significados no qual os diferentes grupos sociais, situados em posições diferenciadas de poder, lutam pela imposição de seus significados à sociedade mais ampla. É possível identificar essa luta cultural também na relação entre surdos e ouvintes.

Encontre mais questões

Voltar