Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Técnico - Assuntos Educacionais (2015) Questão 21

O artigo ―Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação‖, Chrispino (2007), mostra a importância que o jovem atribui à educação, à escola e ao professor, ao mesmo tempo em que apresenta sua preocupação com a violência. O autor discute os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificá-los a fim de contribuir com o entendimento do problema e indica a mediação de conflito como alternativa potente e viável para a diminuição da violência escolar. O artigo apresenta uma adaptação de Redorta (2004, p. 33), entre autor e tipo de conflito. De acordo com a perspectiva do autor, é possível afirmar que:

  • A a mediação de conflito não é uma alternativa potente e viável para a diminuição da violência escolar.
  • B na classificação, autor e tipo de conflito, Redorta cita apenas Freud, sobre o conflito entre o desejo e a proibição, e Marx, sobre o conflito entre as classes sociais.
  • C para cada tipo de conflito, Redorta aponta uma síntese de acordo com os autores citados: Freud (luta pelo dever); Darwin (luta pela igualdade); Marx (luta por existir); Piaget (luta por ser).
  • D o conflito é inevitável e não se deve suprimir seus motivos, ele possui inúmeras desvantagens, não ajuda a regular as relações sociais. Professores e alunos dão valores diferentes à mesma ação e reagem diferentemente ao mesmo ato: isto não é conflito.
  • E na classificação, autor e tipo de conflito, Redorta cita Freud, sobre o conflito entre o desejo e a proibição; Darwin, sobre o conflito entre o sujeito e o meio; Marx, sobre o conflito entre as classes sociais; e Piaget sobre o conflito nas decisões e experiências.

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