Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Ciências Sociais (2015) Questão 13

Weber tentou indagar em que medida as convicções religiosas influenciam o comportamento econômico nas diferentes sociedades. Assim, a conduta dos homens nas diversas sociedades só pode ser compreendida dentro de um contexto mais geral da própria existência. Considerando as proposições do autor sobre a religião, é correto afirmar que:

  • A a ética protestante se ligaria à concepção luterana do trabalho.
  • B ao relacionar religião e trabalho, Weber chegou à elaboração da teoria da burocracia, que seria típica das sociedades ocidentais.
  • C a organização racional das empresas, típicas da burocracia, só seria possível mediante, no contexto do capitalismo, com a unificação entre a família e a empresa, que dominaria a vida econômica moderna.
  • D Weber se perguntou em que proporção ou medida uma atitude particular em relação ao trabalho teria sido o traço distintivo, presente no Ocidente e inexistente em relação a outras regiões, capaz de explicar a singularidade da história no Ocidente.
  • E a explicação do trabalho e da religião relaciona-se com a moral da responsabilidade e com a moral da convicção, esta última, da qual o principal expoente seria o cidadão de Florença e sua preocupação com a eficácia, definida pela escolha de meios ajustados ao fim que se pretende.

Encontre mais questões

Voltar