Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Pedagogo (2015) Questão 47

Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as variadas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados, segundo Haydt (2004). Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. Considere cada um dos tipos indicados a seguir e relacione-os com as afirmativas citadas.

(1) Planejamento de um sistema educacional

(2) Planejamento geral da escola

(3) Planejamento de currículo

(4) Planejamento didático ou de ensino


( ) é feito a nível sistêmico.

( ) o primeiro passo é definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica que irá nortear os fins e objetivos da ação educativa da escola.

( ) é a especificação e operacionalização do plano curricular e se subdivide em três tipos de planejamento: de curso, de unidade didática ou de ensino, e de aula.

( ) é o processo de tomada de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão das ações, tanto pedagógicas como administrativas, que devem ser executadas por toda a instituição.

A sequência está correta em 

  • A 1- 3 - 4 - 2
  • B 2 - 4 - 1- 3
  • C 3 -1 - 2 - 4
  • D 4 - 2 - 3 -1

Encontre mais questões

Voltar