Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Engenharia Química (2015) Questão 42

A determinação experimental dos coeficientes individuais de transferência de massa não é trivial. Uma das maneiras para estimá-los consiste na realização de experimentos nos quais é estabelecido, operacionalmente, que a resistência oferecida ao transporte do soluto de uma das fases venha a ser desprezível em face da outra. Caso contrário, o coeficiente obtido engloba as resistências das fases envolvidas no processo de separação. Sobre os coeficientes globais de transferência de massa, resistência e processo de separação, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) Para o sistema absorção da amônia por água, a equação é 1/KY=1/KY; nesse caso a resistência da fase gasosa controla o processo de transferência de massa.

( ) O equipamento de separação utilizado para um sistema envolvendo um gás pouco solúvel na fase líquida são as torres spray.

( ) Utilizam-se as torres de borbulhamento quando as duas fases (líquido e gás) controlam o processo de transferência de massa ou quando se opera com elevadas taxas de vapor em relação às do líquido.

( ) Para o sistema absorção do dióxido de carbono por água, a equação é 1/KX=1/KX; nesse caso a resistência da fase líquida controla o processo de transferência de massa.

  • A F - F - V - V
  • B V - F - F - V
  • C V - V - F - F
  • D F - V - F - V