Questão 38 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Arquitetura (2017)

Em arquitetura, o desenho técnico é a principal forma de expressão, ou seja, sem a representação do desenho, não é possível que o arquiteto comunique seu projeto aos demais agentes da construção civil. Portanto, o desenho arquitetônico é uma aplicação especializada do desenho com base em normas técnicas, voltada para a representação de projetos de arquitetura. O projeto de arquitetura se exprime como um código, uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou arquiteto) e o receptor (o leitor do projeto), e deve conter todas as informações necessárias para que possa ser completamente compreendido e executado. A respeito de desenho técnico de projetos de arquitetura, é CORRETO afirmar que:

  • A seu entendimento envolve um certo nível de treinamento para que seja elaborado na linguagem correta de desenho, descrevendo, de maneira compreensível, informações técnicas relativas a uma concepção arquitetônica. Segue normas de codificação fundamentadas na significação de retas, curvas, círculos e formas geométricas para poder ser claramente compreendido por outros profissionais envolvidos.
  • B a escala é uma razão expressa pela medida do desenho e a medida do objeto representado, ou seja, é a relação que indica a proporção entre cada medida do desenho e a sua dimensão real no espaço. Portanto, a escolha da escala de um desenho é determinada pelo tamanho da folha que se pretende utilizar, independentemente da necessidade de detalhe da informação em fase na etapa projetual demonstrada.
  • C o elemento base para representação de grande parte do desenho arquitetônico é a linha. Em um desenho constituído somente de linhas, a informação arquitetônica transmitida (espaço volumétrico; definição dos elementos planos, sólidos e vazios; profundidade) precisa ser identificada com informações complementares textuais para que os elementos arquitetônicos atribuídos possam ser identificados.
  • D as cotas são necessárias à caracterização da forma e da grandeza do objeto e devem ser indicadas diretamente sobre o desenho. No entanto, caso o projetista considere adequado, pode estabelecer que, posteriormente, o cálculo ou a estimativa de medidas venha a ser complementada pelo leitor do projeto como recurso complementar ao processo projetual.
  • E o AUTOCAD é um software produzido pela empresa americana Autodesk para representação de desenhos técnicos de projeto arquitetônico, assistidos por computador. Seu formato de arquivos é o .dwg, considerado de uso obrigatório pelas normas técnicas quando da aprovação de projetos em órgãos públicos por já virem pré-configurados com os padrões estabelecidos pelas NBRs.