Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (AL-RR) - Jornalista (2018) Questão 44

Cremilda Medina (1995) conceitua entrevista como um meio cujo fim é o inter-relacionamento humano. A entrevista jornalística, em primeira instância, é uma técnica de obtenção de informações que recorre ao particular.


A autora cita a classificação de Edgar Morin para estabelecer as diferenças de cada um dos tipos de entrevistas. Dentre elas, as entrevistas rito e neoconfissões podem ser conceituadas, respectivamente, de acordo com as seguintes formas e temáticas com que são realizadas:

  • A (...) o foco é a vida privada de celebridades; expõe argumentações filosóficas. A condução da entrevista é feita exclusivamente por perguntas previamente elaboradas. Não há improviso.
  • B (...) trata-se de obter uma palavra, que de resto não tem outra importância senão a de ser pronunciada hic et nunc; é a entrevista em profundidade da ps icologia social; o entrevistador se apaga diante do entrevistado.
  • C (...) favorece debates acalorados entre duas ou mais pessoas; discute temas sérios e reflexivos com total controle do entrevistador.
  • D (...) busca um diálogo sem pretensões específicas entre entrevistado e entrevistador; tem o objetivo mais de destacar a presença da fonte do que necessariamente o conteúdo do que o entrevistado tem a dizer.

Encontre mais questões

Voltar