Questão 32 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

Na tuberculose primária, embora a radiografia de tórax seja um importante meio de diagnóstico, alterações pulmonares não são demonstradas em até 15% dos casos. Em relação às principais alterações radiológicas encontradas na tuberculose primária, assinale a alternativa incorreta.

  • A Opacidades parenquimatosas são frequentemente unifocais e predominantemente no pulmão direito, acometendo os lobos superiores na infância e os lobos médio e inferior em adultos.
  • B Derrame pleural ocorre em 25% dos casos, sendo manifestação tardia da tuberculose primária em adultos e considerado a manifestação mais característica da tuberculose na infância.
  • C Linfonodomegalia, as regiões mais comprometidas são a região hilar e a paratraqueal direita. Frequentemente está associada com opacidades parenquimatosas e atelectasia segmentar ou lobar.
  • D Opacidades arredondadas persistentes, medindo até 3cm de diâmetro (tuberculomas) são manifestações não habituais, mais comuns em lobos superiores e podem estar associadas à calcificação de linfonodos.