Questão 28 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Professor de Educação Física - UFMT (2015)

Conforme propõem as atuais políticas educacionais brasileiras, cabe à escola inserir em seus projetos pedagógicos a diversidade constitutiva da sociedade que produz e revela contradições entre grupos sociais que estão em condições de classe social, de gênero, de etnia-raça, de faixa etária, de saúde, de religião, de composição familiar, não privilegiada ou com menor poder em relação às diferentes identidades socioculturais predominantes ou hegemônicas. Ao professor de Educação Física, nessa perspectiva, cabe problematizar em sua prática pedagógica a diversidade e a diferença que caracterizam os educandos para, a partir delas, promover a justiça social. Assinale a alternativa que apresenta proposta pertinente para atender a esse desafio.
  • A Um currículo voltado aos alunos marginalizados na sociedade.
  • B Um currículo que seja tolerante com as diferenças e inclua todos os educandos.
  • C Um currículo que reconheça as dificuldades dos educandos e seja mais tolerante com essas dificuldades.
  • D Um currículo multicultural que paute as práticas pedagógicas nas experiências corporais dos educandos e supere suas possibilidades.