Prefeitura Municipal de Cuiabá - Professor (2015) Questão 54

Leia os trechos a seguir a respeito da integração entre arte e tecnologias digitais. I “Na era das novas tecnologias da informação e da comunicação, é a arte enquanto processo criativo que é interpelada. Diferentemente das transformações anteriores, a ruptura afetou não somente o nível da recepção das obras pelas novas ordens de visão e de percepção propostas, mas agora ela interferiu nos modos de sua produção, que afetaram inteiramente a noção de obra de arte única e original”. (OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves. “Arte e tecnologia, uma nova relação?” São Paulo: UNESP, 1997,)
II “A arte é acima de tudo comunicação, ou seja, um evento a ser vivido em diálogo com um sistema dotado de hardware e software e não mais com um objeto. A partilha com os participantes da experiência modifica a relação obra-espectador, pois não mais se trata de um público em atitudes contemplativas, mas de sujeitos/atuantes que recebem e transformam o proposto pelo artista, em ações e decisões que são respondidas por computadores. O espectador, que somente experimentava a dinâmica da obra nas etapas interpretativas de natureza mental, troca sua atitude por possibilidades que devem ser exploradas ao provocar um sistema”. (DOMINGUES, Diana. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002) As afirmações a seguir caracterizam corretamente as novas possibilidades para o ensino de arte na escola abertas pela integração entre arte e tecnologias digitais, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A O ensino de arte na escola torna-se um importante instrumento de mediação no processo ensino/aprendizagem das novas linguagens das tecnologias digitais.
  • B As tecnologias digitais podem ser abordadas na escola como meio de pesquisa, usando a rede como banco de dados, e como ferramenta, criando e produzindo imagens.
  • C O domínio da linguagem das tecnologias digitais – programação de software – permite ministrar uma formação técnica de modo lúdico aos alunos, por meio de experiências artísticas.
  • D A apropriação de tecnologias digitais pela arte transforma o espectador/aluno em um produtor de imagens, junto com o artista.
  • E O uso de tecnologia digital na arte e no ensino de arte permite refletir sobre a produção e o tratamento de imagens em nossa cultura visual.

Encontre mais questões

Voltar