Questão 48 do Concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas - São Paulo - Analista Judiciário - Odontologia - FCC (2018)

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Durante a realização de abertura coronária para biopulpectomia do dente 25, o cirurgião-dentista (CD) executava o trabalho com apoio direto do auxiliar de saúde bucal (ASB) junto à cadeira odontológica, quando o telefone tocou e o ASB foi atender à ligação, anotando o recado destinado ao CD. Uma segunda interrupção ocorreu no momento do isolamento absoluto do campo operatório, quando um paciente chegou ao consultório e o ASB foi recepcioná-lo.


A assepsia dos canais radiculares do dente 25 é

  • A garantida pelo uso de luvas estéreis pelo CD e pela irrigação abundante com solução de hipoclorito de sódio a 2,5% durante a instrumentação.
  • B colocada em risco pelo manuseio de objetos externos ao campo operatório sem uma posterior substituição das luvas de procedimento pelo ASB.
  • C assegurada pelo isolamento absoluto, que deve ser realizado a quatro mãos, sem a necessidade de substituição das luvas do ASB, que não teve contato com o material contaminado proveniente dos canais radiculares.
  • D efetuada por meio de remoção da polpa inflamada com extirpa-nervos e irrigação abundante com solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, em trabalho a quatro mãos.
  • E colocada sob questionamento pelo uso de lençol de borracha não estéril, que pode ser contaminado por fragmentos da polpa inflamada durante a abertura coronária.