Prefeitura Municipal de Cananéia - Auxiliar de Recreação (2020) Questão 42

Aqueles que ignoram o processo do desenvolvimento infantil, não raro, exigem das crianças comportamentos que estão acima de sua maturidade física, emocional, cognitiva ou psicossocial. Celso, recreacionista em uma ONG, lida com crianças de três anos, e sabe que nessa faixa etária elas já possuem um bom equilíbrio e controle do corpo: conseguem andar, dançar, pular, chutar bola. Quanto à comunicação oral, possuem bom entendimento da língua materna e razoável vocabulário, falam sentenças compreensíveis, mesmo que cometam alguns erros de pronúncia e de concordância. Ainda não reconhecem a ordenação do tempo, por isso o ontem e o amanhã são conceitos em construção. Socialmente, as crianças de três anos são egocêntricas, incapazes de entender que seus pontos de vista, pensamentos, motivos, intenções e atitudes, são diferentes aos dos outros. Quanto ao desenvolvimento sexual, nessa idade, ocorre a descoberta do corpo, especialmente dos órgãos genitais, e é comum surgirem as primeiras perguntas sobre como nascem os bebês.


Levando em consideração o que foi anteriormente exposto e considerando que Celso irá planejar atividades de recreação para crianças de três anos, ele poderá incluir, no seu planejamento, atividades que envolvam

  • A desenvolvimento vigoroso de músculos e ossos, tais como: pilates, exercícios com pesos, como a musculação.
  • B competição, tais como: corrida de carrinho de mão (uma criança se apoia no chão com as palmas das mãos enquanto a outra a segura pelos pés para a corrida); hóquei em patins.
  • C corridas livres, brincadeiras de pular, de chutar, de agarrar objetos ou de dançar, sem exigência de regras, tais como: chutar e agarrar bolas livremente.
  • D ritmos bem marcados e coreografia, tais como: danças (de salão, jazz, rumba, zumba, forró, zouk, axé, entre outras).
  • E cumprimento de regras complexas e bem definidas, tais como: jogos coletivos (basquetebol, handebol, voleibol).