Questão 16 do Concurso Prefeitura Municipal de Divinópolis - Supervisor Educacional (2018)

O tempo e o espaço escolar são faces imprescindíveis à efetivação da prática pedagógica. Para esclarecer um pouco essa importância, Viñao Frago (1998) conceitua tempo e espaço [...]. Analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto à explicação de espaço compreendida por Frago.


( ) primeiramente, um tempo pessoal, institucional e organizativo.

( ) um dos instrumentos mais poderosos para generalizar e apresentar como natural e única, em nossas sociedades, uma concepção e vivência do tempo como algo mensurável, fragmentado, sequenciado, linear e objetivo que traz implícita uma visão de meta e futuro.

( ) nem um ‘contenedor´, nem um ‘cenário’, mas sim uma espécie de discurso que institui em sua materialidade um sistema de valores.

( ) uns marcos para o aprendizado sensorial e motor e toda uma semiótica que cobre diferentes símbolos estéticos, culturais e, ainda, ideológicos.

( ) como a cultura escolar, da qual forma parte, ‘uma forma silenciosa de ensino’. Qualquer mudança em sua disposição, como lugar ou território modifica sua natureza cultural e educativa.


Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

  • A V, V, F, V, F
  • B F, F, V, V, V
  • C V, F, F, F, V
  • D F, V, V, F, F