Questão 47 do Concurso Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Assistente em Administração (2017)

No artigo Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas, de autoria de Frederico Lustosa da Costa (Revista de Administração Pública-RAP, v. 42, n. 5, 2008], o autor apresenta um panorama das transformações na administração pública brasileira. Considerando as tipologias de Estado, indique a alternativa correta.

  • A A República Velha foi o período da história brasileira em que a burocracia foi implantada e estruturada, acompanhando as mudanças republicanas.
  • B A reforma administrativa promovida por Getúlio Vargas em 1937, considerada a Reforma Burocrática brasileira, visava promover maior eficiência administrativa, com controle dos resultados na administração pública.
  • C O patrimonialismo, comum durante o Absolutismo na Europa, foi o início de um processo de construção do Estado-Nação moderno, estabelecendo regras impessoais na gestão do Estado para melhor eficiência da gestão, o que também ocorreu no Brasil durante o período colonial.
  • D A Reforma Gerencial no Brasil visava, para cumprir com seus objetivos, à flexibilização de normas e a simplificação de procedimento administrativos.
  • E A administração pública gerencial teve início no Brasil com o Plano de Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, quando o patrimonialismo foi incorporado às metas do governo para proporcionar maior flexibilidade administrativa.