De acordo com o Currículo Básico da Educação Josefense, em 2004, o Conselho Nacional de Educação promulga a Resolução n° 1, de 17 de junho de 2004, que “Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, e que logo em seu art. 2° fixa que sua meta é:
- A Pensar a África dentro das dimensões de pensamento europeu e promover uma educação eurocêntrica.
- B Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.
- C Construir propostas curriculares exclusivas para determinados grupos, destacando a identidade desses grupos e a diversidade no interior dos mesmos.
- D Promover uma educação voltada ao fomento das ideias eugenistas de depuração da população brasileira.
- E Incentivar práticas pedagógicas que valorizem determinados costumes, festas e aspectos folclóricos ou comemorações de dias específicos como o dia do Índio e o dia da Consciência Negra.