Questão 26 do Concurso Prefeitura Municipal de Piraúba - Farmacêutico (2017)

Hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressóricos nas artérias, o que faz com que o coração exerça maior esforço do que o necessário para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Esse esforço pode causar vários agravos, como acidente vascular cerebral, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial insuficiência renal crônica e cardíaca. Por isso, a prevenção e o uso de medicamentos anti-hipertensivos são essenciais. Sobre os medicamentos anti-hipertensivos, é correto afirmar:
  • A A losartana e o captopril são bloqueadores dos receptores da angiotensina II e inibem potentemente a contração do músculo liso vascular, as respostas pressoras rápidas e lentas, a liberação de vasopressina, a secreção de aldosterona, entre outras funções.
  • B A amilorida, um diurético que atua no túbulo distal, diminui a reabsorção de sódio e cloreto, aumentando a excreção de água e potássio, reduzindo o volume de líquido extracelular e, consequentemente, a pressão arterial.
  • C Apesar de possuir posição intermediaria quanto a sua seletividade entre o músculo cardíaco e o liso, o diltiazem, um bloqueador dos canais de cálcio, é utilizado na prevenção da angina.
  • D Os bloqueadores dos canais de cálcio, como verapamil, ramipril e enalapril, causam a despolarização do músculo cardíaco e a redução da contratilidade.