Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Técnico - Informática (2019) Questão 52

A aplicação do Cabeamento Estrutura tem como objetivo padronizar e organizar os diversos tipos de cabeamentos instalados em ambientes residenciais ou prédios comerciais. As normas vigentes aplicáveis a sistemas de cabeamento estruturado reconhecem vários tipos de cabos como meios físicos aceitos para a implementação desses sistemas, entre eles os cabos de cobre balanceados e os cabos de fibra óptica, por exemplo. Sobre os tipos de cabos aceitos para a implementação de sistemas, é correto afirmar que

  • A uma das desvantagens do uso de cabos de fibra óptica é que este tipo de cabo não é imune à interferência eletromagnética.
  • B o cabo do tipo UTP (unshielded twisted pair) categoria 7 é indicado para situações com blindagem de isolamento e capacidade de dados a 10Gb, com largura de banda de 1,2GHz por par e com menor índice possível de interferência.
  • C cabos de categoria 1 e 2 ainda podem ser usados para redes de alta velocidade, como Token Ring de 1 Gb e Frame Relay de 10 Megabits. São adequados também para redes do tipo Ethernet.
  • D cabos coaxiais apresentam a desvantagem de não possuírem proteção contra interferências eletromagnéticas e ruídos. Tanto os modelos 10Base2 quanto o 10Base5 são muito maleáveis e suportam taxas acima de 20Mbps por até 1.500 metros.
  • E as fibras ópticas do tipo Monomodo são indicadas para ambientes fechados, como o interior de prédios ou redes LAN, enquanto as fibras ópticas do tipo Multimodo são indicadas para ambientes abertos, como ruas e campos, devido ao seu maior alcance de sinal e menor taxa de perda.

Encontre mais questões

Voltar