Roberto Burle Marx é um ícone do paisagismo brasileiro e o seu trabalho está associado à arquitetura modernista brasileira. Nos 60 anos de atividades ininterruptas, projetou as paisagens modernas de inúmeras cidades brasileiras. Criou os jardins da Pampulha, conjunto arquitetônico idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, e imprimiu de forma indelével a sua marca na paisagem do Rio de Janeiro com os jardins do aeroporto Santos Dumont, o parque do Aterro do Flamengo e as calçadas de Copacabana. As paisagens mais significativas de Brasília também apresentam a marca de sua arte, como os jardins do Palácio da Alvorada, do Itamaraty e da Justiça, do Ministério do Exército e o parque Rogério Pithon Farias. Adaptado de https://cpdoc.fgv.br
Burle Marx tornou-se um “ícone do paisagismo brasileiro”. Com base nesse texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que seus projetos:
Burle Marx tornou-se um “ícone do paisagismo brasileiro”. Com base nesse texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que seus projetos:
- A são estruturados a partir da matriz compositiva dos jardins clássicos franceses, com predomínio de formas geométricas e uso de canteiros floridos para criar um ambiente tropical;
- B apresentam uma integração entre botânica e arquitetura moderna, dispondo a flora nativa ao longo de traçados sinuosos e livres, que compõem volumes e formas orgânicas;
- C recriam a natureza, ao redor de uma montanha ou de um lago, buscando a imobilidade e o silêncio para favorecer a meditação e transmitir mensagens espirituais;
- D utilizam a topiaria para moldar os arbustos em formas arquitetônicas simétricas, estruturadas em uma série de terraços abertos, que podem ser abarcadas com um olhar;
- E incorporam as plantas do cerrado, espécies amazônicas e do sertão nordestino em canteiros planos e fechados, para catalogar e preservar a biodiversidade brasileira.