Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Técnico - enfermagem (2020) Questão 54

Para responder à questão, considere o relato a seguir.

J.R., 68 anos, sexo masculino, viúvo, compareceu ao ambulatório de especialidades para consulta médica. Durante a aferição dos sinais vitais, relatou ao técnico de enfermagem (TE) que toma regularmente a medicação prescrita, que realiza caminhadas de 30 minutos, cinco vezes por semana, mas que tem dificuldades em relação à alimentação, principalmente em relação ao uso do sal. Após a consulta, o técnico de enfermagem fez as orientações de enfermagem pertinentes.



. Em relação aos hábitos de vida e alimentação, o TE deve orientar J.R. a

  • A diminuir a frequência das caminhadas, de cinco para duas vezes por semana, em intensidade leve, evitando o desgaste excessivo devido à sua idade.
  • B cozinhar os alimentos sem sal, acrescentando-o à mesa com saleiro, e/ou adicionando, para intensificar o sabor dos alimentos, condimentos tais como preparações suaves de pimenta vermelha, mostarda ou Ketchup.
  • C evitar o uso de caldos de carnes e de legumes e ficar atento à presença do aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e preparações, pois esses alimentos, em geral, contêm muito sódio.
  • D consumir, sempre que possível, alimentos industrializados, devido à concentração controlada de sal existente em suas formulações.
  • E ingerir uma porção de verduras e legumes diariamente, podendo utilizar livremente, milho, ervilha e outros enlatados comuns na elaboração de saladas e acompanhamentos.