Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Assistente Social (2012) Questão 33

“Na prática profissional do assistente social a sua relação com o objeto é intermediada por um instrumento, o que o torna um potencializador de força (conhecimento)” (SARMENTO, 2005, P. 15). O mesmo autor esclarece que a dimensão interventiva do Serviço Social implica forçosamente na compreensão e incorporação de um arsenal técnico orientado por uma teoria social. Sobre os instrumentos técnicos da profissão é correto afirmar que:
I. O relacionamento, como instrumento profissional, trabalha mediações nas relações sociais, de forma intencional e dentro de um dado escopo institucional, incluindo a dimensão sócio afetiva.
II. A observação, instrumento fundamental para dinamizar a relação conhecimentoação, deve se apoiar na dimensão sensitiva e cognitiva visando um conhecimento fiel das expressões das questões sociais manifestas e latentes.
III. A informação, instrumento de intervenção objetiva e subjetiva, privilegia a dimensão escrita como expressão exclusiva e confiável da ação profissional.
IV. A entrevista é considerada um dos mais clássicos instrumentos da profissão, permite tanto conhecer o usuário e sua realidade, como direcionar a vida do usuário, utilizando-se do seu conhecimento técnico mais elevado.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 
  • A I, II, III e IV
  • B I e III
  • C I, II e IV
  • D II, III e IV
  • E I e II

Encontre mais questões

Voltar