Sobre o risco na infância, abordado por Martins (2008), é correto afirmar:
- A A inadaptação precoce constitui condição fundamental de vulnerabilidade na vida adulta, ou seja, crianças com problemas de adaptação em fases precoces da vida registram perturbações na vida adulta.
- B Os modelos mediacionais das influências ambientais contribuíram para a integração das perspectivas sociológica e psicológica dos problemas de comportamento, por relacionarem os indicadores de risco mais globais com as influencias psicológicas e sociais mais próximas do funcionamento da criança.
- C Ao considerar a cultura como um recurso para tratar o risco, a autora propõe que a família seja tomada como um alvo secundário de transmissão cultural, uma vez que existe uma constante inadequação cultural entre os serviços providenciados e os seus clientes.
- D Na perspectiva do modelo transacional, o risco é considerado resultante de apenas um fator, gerado em consequência de alguma transação desfavorável entre a criança e o seu entorno, no âmbito da qual as crianças assumem um papel de vítimas do meio.