Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2013) Questão 34

Assinale a opção que reflete a compreensão historiográfica comum a respeito do despotismo esclarecido ou ilustrado.

  • A Foi o resultado de imposições dos pensadores ilustrados do século XVIII sobre os governos despóticos, tendo por consequência a instauração de Estados chefiados por filósofos em boa parte da Europa ocidental
  • B Significou o deslocamento da soberania dos Estados europeus ocidentais para as suas respectivas burguesias nacionais, com a consequente instauração de uma ampliada liberdade de voto.
  • C Não levou a alterações significativas na centralidade da soberania, realizando-se em função da preservação do poder do príncipe, ao tempo em que se incorporava a idéia moral do dever ético fundado na racionalidade atribuída ao Estado.
  • D Foi uma mudança histórica que serviu de base à difusão e alargamento de uma nova cultura política que, por sua vez, serviu à instauração da democracia e dos sistemas constitucionais.
  • E Impulsionou um processo de intensas mudanças internas aos regimes despóticos ou absolutistas europeus, servindo à defesa das idéias de instauração dos parlamentos e do sistema representativo, bem como à extinção das antigas Cortes.

Encontre mais questões

Voltar