Prefeitura Municipal de Orobó - Nutricionista (2019) Questão 40

Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) controlar o desperdício é um fator extremamente relevante, pois se trata de uma questão ética e econômica. Marque a alternativa INCORRETA.

  • A O índice de resto-ingestão demostra a relação entre o resto devolvido nos pratos pelos comensais e a quantidade de alimentos fornecidos expressos em porcentual.
  • B O controle do resto-ingestão visa avaliar a adequação das quantidades preparadas em relação às necessidades de consumo, o porcino. na distribuição e aceitação do cardo, sendo aceitável como percentual de resto-ingestão em coletivo sadios, taxas inferiores a 20%.
  • C O resto-ingestão é um dos fatores que contribui para elevação dos custos e desperdícios em uma UAN, pois quanto maior o índice de rejeito, maior é a insatisfação da clientela.
  • D O aumento do índice do resto alimentar está diretamente ligado ao planejamento inadequado do número de refeição frequência diária dos comensais, treinamento dos municípios de alimento quanto à produção e posicionamento, utensílios utilizados inadequadamente, entre outros.
  • E Para evitar o desperdício em uma UAN deve-se realizar, constantemente, estudos de aceitação, de forma a tentar sempre melhorar o atendimento. Questões como o número de comensais, o cardápio do dia e até a estação climática devem ser consideradas antes de definir a quantidade de alimento a ser preparado, a fim de evitar sobras.

Encontre mais questões

Voltar