Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Engenheiro de Segurança do Trabalho (2020) Questão 47

Na busca da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores é obrigatório que se considere os aspectos antropométricos na relação do indivíduo com seu posto de trabalho e com as tarefas que deverá executar. Dessa maneira,

  • A a organização deverá manter banco de dados com valores médios de comprimentos de pernas, braços, altura, peso etc. da população usuária, de maneira que as instalações sejam adequadas a, mediante mínimo esforço de alguns indivíduos, a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) dos trabalhadores envolvidos.
  • B independentemente do trabalho ser realizado em pé ou sentado, a altura do plano de trabalho é elemento importante para o conforto postural e, levando em conta a natureza da tarefa, pode-se usar a altura dos cotovelos em relação ao piso como referência para a altura confortável de trabalho.
  • C os ângulos de conforto são aqueles de limite máximo de mobilidade articular, definidos com dados antropométricos da população em geral, opinião subjetiva dos trabalhadores, análise de dados médicos e medidas com eletromiografia
  • D os assentos devem ter profundidade não muito reduzida ou grande demais, pois podem gerar desconforto e problemas posturais, que são evitados mediante a adoção de um valor médio equivalente a duas vezes a profundidade média do tórax da população usuária.
  • E os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo deverão compor posto de trabalho em que a tela, o teclado e o suporte de documentos posicionem-se de maneira que as distâncias olho-tela e olho-documento sejam iguais e correspondam aproximadamente à metade da distância olho-teclado.

Encontre mais questões

Voltar