Prefeitura Municipal de Cunha Porã (2020) Questão 36

A Psicologia da Educação tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação, sob a ótica psicológica. Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as situações da realidade educativa e não apenas a simples aplicação da psicologia às questões da educação. Seu maior objetivo é constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situação de um problema da educação. Existem basicamente três correntes ou posicionamentos sobre a natureza e a dimensão epistemológica da Psicologia da Educação.

Assinale a alternativa que não faz parte desse posicionamento.

  • A A Psicologia da Educação é entendida como uma “disciplina ponte”, com um objeto de estudo, alguns métodos, marcos teóricos e conceitos próprios, caracterizando-se como uma disciplina de natureza aplicada.
  • B A Psicologia da Educação é entendida como uma disciplina com autonomia científica e didática, uma vez que tem já determinados objetivos e conteúdos, princípios psicológicos que atendem aos fenômenos educativos.
  • C A Psicologia da Educação é entendida como uma terapia, a fim de questionar os posicionamentos educacionais.
  • D A Psicologia da Educação é entendida como mera etiqueta de designação para as explicações e princípios psicológicos pertinentes e relevantes à educação e ao ensino, não consegue ter autonomia didática.

Encontre mais questões

Voltar