Prefeitura Municipal de Crato - Professor de Ciências (2021) Questão 57

A busca por potentes antivirais contra o SARS-CoV-2 tem sido objetivo de diversos pesquisadores ao redor do mundo. Mesmo com o início da vacinação, a adoção de alternativas terapêuticas para os casos graves de COVID-19 ainda é necessária. Nesse contexto, diversos compostos bioativos foram produzidos com o objetivo de inibir a protease do novo coronavírus, conhecida como protease principal (main protease - Mpro). Sobre esta enzima, é incorreto afirmar:
  • A As proteases virais são alvos de drogas bem validados que levaram a vários medicamentos aprovados, por exemplo, contra infecções crônicas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou o vírus da hepatite C (HCV), que empregam aspartil e serina proteases, respectivamente.
  • B A Mpro do SARS-CoV-2 atua na clivagem de duas proteínas sobrepostas - pp1a e pp1ab codificadas pela ORF1ab.
  • C As principais proteases do SARS-CoV-2, SARS-CoV e MERS-CoV apresentam baixo grau de similaridade estrutural e conservação do sítio ativo, o que justifica a ausência de antivirais provenientes do reposicionamento de drogas.
  • D A díade catalítica formada por cisteína e histidina localizadas em uma fenda entre os domínios I e II formam o centro ativo da protease principal do SARS-CoV-2.
  • E Acredita-se que o processo proteolítico realizado pela Mpro ocorre a abstração do próton da cadeia lateral da cisteína, resultando em um nucleófilo tiolato que ataca a ligação amida do substrado.

Encontre mais questões

Voltar