Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Soldado da Polícia Militar (2012) Questão 41

O Período Regencial, de 1831 a 1840, foi marcado pela ocorrência de diversas insurreições populares vindas à tona no contexto da crise política do final do primeiro reinado. A emergência de revoltas populares provinciais durante as regências pode ser explicada pela (o):

  • A crescimento do contingente de homens livres nas províncias em relação ao número de escravos, embora ainda submetidos da mesma forma à marginalização, marcada pela impossibilidade de acessar quaisquer direitos políticos.
  • B ação conspiratória de grupos maçons, encabeçados por políticos ligados ao Partido Liberal, que pretendiam instaurar no país uma República Jacobina aos moldes franceses.
  • C autoritarismo dos regentes que governaram o país de forma centralizadora e completamente oposta aos interesses provinciais, em grande medida identificados àqueles dos liberais exaltados.
  • D fidelidade popular à figura do monarca, ausente do poder naquele período. O perfil semi-republicano das regências acendeu o ressentimento popular e desencadeou disputas que culminaram nas revoltas provinciais.
  • E descrença na continuidade da emancipação política brasileira em relação a Portugal, haja vista a proeminência do partido português por meio da atuação dos restauradores nos governos regenciais.

Encontre mais questões

Voltar