Prefeitura Municipal de Resende - Engenheiro Civil (2010) Questão 32

A madeira é um dos materiais de utilização mais antigos na construção, tanto nas sociedades orientais quanto ocidentais. Atualmente, no Brasil, ainda existe um grande preconceito em relação ao emprego da madeira, principalmente devido ao desconhecimento do material e à falta de projetos específicos e bem elaborados. De acordo com a NBR7190: Projeto de Estruturas de Madeira, no que se refere às propriedades das madeiras, NÃO é correto afirmar que:
  • A A resistência é a aptidão da matéria de suportar tensões e é determinada convencionalmente pela máxima tensão que pode ser aplicada a corpos-de-prova isentos de defeitos do material considerado, até o aparecimento de fenômenos particulares de comportamento além dos quais há restrição de emprego do material em elementos estruturais.
  • B Define-se o termo prático “densidade básica” da madeira, como sendo a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado.
  • C O módulo de elasticidade Ewo na direção paralela às fibras é medido no ensaio de tração normal às fibras, e o módulo de elasticidade Ew90 na direção normal às fibras é medido no ensaio de tração paralelo às fibras.
  • D As classes de umidade têm por finalidade ajustar as propriedades de resistência e de rigidez da madeira em função das condições ambientais onde permanecerão as estruturas.
  • E N.R.A.

Encontre mais questões

Voltar