Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco da 2° Região - Psicólogo (2018) Questão 40

De acordo com a Resolução CFP n.° 7/2003, assinale a alternativa incorreta.

  • A A declaração e o parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação psicológica, embora muitas vezes apareçam dessa forma.
  • B A linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando-se qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.
  • C As laudas devem ser rubricadas, desde a primeira até a penúltima, considerando-se que a última estará assinada em toda e qualquer modalidade de documento.
  • D O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) são a-históricos e individuais, sem influência econômica ou política, uma vez que não são estes os elementos constitutivos no processo de subjetivação.
  • E Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou do grupo atendido, bem como sobre outros materiais e grupos atendidos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão.