Questão 78 do Concurso Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (AL-AP) - Analista Legislativo - Comunicação Social (2020)

A assessoria de comunicação de uma instituição pública convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a agenda das audiências públicas. Nesta mesma semana, a imprensa regional divulgou informações negativas sobre um dos servidores alocados na instituição. Sobre os procedimentos adotados pela assessoria de comunicação da instituição na convocação da coletiva, é correto afirmar:

  • A Não há como evitar conflitos com a imprensa. A coletiva deve ser convocada normalmente e quando as perguntas incômodas forem feitas, o assessor pede ao entrevistado que não responda.
  • B A pauta deve ser clara: os veículos de comunicação presentes devem estar conscientes de que não terão acesso a declarações que não sejam ligadas ao assunto tratado no evento, o que pode diminuir os conflitos.
  • C Convoca-se a coletiva apenas com os veículos que são considerados parceiros e amistosos com a instituição, para evitar conflitos.
  • D Os conflitos com a imprensa são inevitáveis, por isso a coletiva pode ser mantida e, se surgirem perguntas indesejadas, a assessoria prepara uma nota com explicações oficiais que será enviada à imprensa no dia seguinte.
  • E Para evitar conflitos com a imprensa, a coletiva deve ser cancelada e só será convocada quando o assunto negativo não estiver mais no noticiário.