Questão 49 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Fonoaudiólogo (2020)

O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer suas funções: sugar, engolir, mastigar e falar.
A respeito desse teste, assinale a alternativa correta.

  • A É realizado nas primeiras 24 horas após o nascimento, é realizada somente a avaliação anatomofuncional do bebê, considerando que o bebê demora de 15 a 20 dias para se adaptar às novas condições de vida.
  • B Permite diagnosticar os casos mais severos e indicar procedimento de frenotomia lingual (pique na língua), que deve ocorrer até o 12° mês de idade da criança.
  • C Tem uma soma total dos escores da avaliação anatomofuncional, e se o protocolo for igual ou maior que 3, pode-se considerar a interferência do frênulo nos movimentos da língua e orientar a família sobre a necessidade da cirurgia.
  • D Nos casos em que houver dúvida, ou não for possível visualizar o frênulo lingual, o bebê é encaminhado para reteste com 30 dias de vida, sendo que os pais devem ser orientados sobre possíveis dificuldades na amamentação, para que não ocorra o desmame precoce nesse período.
  • E A única parte do protocolo que pode ser aplicada, e os seus escores considerados de forma isolada, é a avaliação da sucção nutritiva em seio materno.