(2019) Questão 29

O gráfico que segue representa o número de pedidos de refúgio para o Brasil por parte de venezuelanos entre os anos de 2010 e 2017:
CNBB: Imigração venezuelana para o Brasil aumenta vertiginosamente nos últimos dois anos. Disponível em: <http://www. cnbb.org.br/imigracao-venezuelana-para-o-brasil-aumentavertiginosam
Pode-se perceber, a partir da observação do gráfico, um incremento significativo nos pedidos de refúgio para o Brasil por parte dos venezuelanos. Marque a única afirmativa correta sobre este fenômeno migratório recente, suas causas e consequências:

  • A A forte crise inflacionária na economia da Venezuela e a proximidade com os estados da Região Norte, especialmente Roraima, tem levado milhares de pessoas a atravessar a fronteira com o Brasil e solicitar refúgio.
  • B Boa parte dos imigrantes venezuelanos tem procurado o Brasil por conta do forte crescimento registrado entre os anos de 2016 e 2017 na economia brasileira, que tem gerado grande número de postos de trabalho.
  • C A reativação da Zona Franca de Manaus - Amazonas é hoje o principal fator de atração de imigrantes e refugiados da América do Sul para o Brasil.
  • D A crise econômica e política que desestabilizou a Venezuela nos últimos anos levou o governo daquele país a solicitar refúgio para parte de seus cidadãos ao Brasil.
  • E O aumento no número de refugiados venezuelanos é reflexo direto da nova política de livre circulação de pessoas entre os países-membros do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL.

Encontre mais questões

Voltar