Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) - Administrador (2019) Questão 14

Mais um dia cansativo. São seis horas da tarde e, após um dia estressante no trabalho, a única coisa que você quer é chegar em casa e descansar. Mas, conforme o ônibus avança, aparecem no caminho os bares da vida. O ônibus para no sinal e, ao olhar para o lado, você vê todas aquelas pessoas com seus copos nas mãos, sentadas, rindo. Mas eu já bebi ontem, você pensa. E hoje ainda é terça-feira.
É difícil resistir. Desce tão gelada, refrescante. Só um copinho, você diz. Ainda mais depois de um longo dia de trabalho, eu mereço. Toca a sineta e você desce do ônibus pensando: um diazinho a mais que mal tem?
Essa é uma cena comum que repercute entre as milhares de pessoas que utilizam o álcool como uma forma de desestressar. O problema está quando isso se torna frequente, dia após dia. O consumo excessivo e inadequado pode acarretar dependência química, conhecida como alcoolismo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43,5% em dez anos. Ainda de acordo com a OMS, um total de 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos pelas consequências do álcool, representando 5,9% de todas as mortes no mundo. Em pessoas de 20 a 39 anos, 25% das mortes têm uma relação direta com o álcool.
Para a OMS, os governos têm a responsabilidade de formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas para reduzir o uso excessivo do álcool.

FERNANDES, Octávio Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opiniao/blogs/opinião1363900/Alcool-o-prazer que-destroi-aos-poucos-1.686439. Acesso em 16.jan.2019. (Adaptado)


Para garantir a adesão à ideia de que o governo é responsável pelo estabelecimento de políticas públicas que reduzam o consumo de álcool, o autor apresenta

  • A dados estatísticos que indicam o crescimento do consumo de álcool.
  • B dados estatísticos de órgão de confiança, mostrando o consumo de álcool nos bares, no momento conhecido como happy hour.
  • C quadro comum do cotidiano relacionado ao retorno do trabalho e à qualidade de vida do trabalhador.
  • D casos em que as pessoas estressadas se desestressam após consumo de bebida alcoólica.

Encontre mais questões

Voltar