Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor - História (2019) Questão 53

Leia a notícia a seguir.
Brasil tem cerca de 30,8 mil imigrantes venezuelanos; somente em 2018 chegaram 10 mil, diz IBGE
Em 2015, havia cerca de mil venezuelanos morando no país. Somente em 2017, 17 mil atravessaram a fronteira para estabelecer refúgio em solo brasileiro.
Disponível em:<https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/29/brasil-tem-cerca-de-308-mil-imigrantes-venezuelanos-somente-em-2018-chegaram-10-mil-diz-ibge.ghtml> . Acesso em: 08 mar. 2019.
O fenômeno da imigração venezuelana provoca intensas discussões e ocupa os noticiários. A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir. I. O docente de História deve aproveitar essa discussão para se aprofundar na História da Venezuela, tema geralmente pouco abordado nos livros didáticos brasileiros. II. O docente de História deve tentar relacionar esse fenômeno atual ao processo imigratório ocorrido no final do Período Imperial brasileiro, problematizando suas semelhanças e diferenças. III. O docente de História deve estimular os estudantes a refletirem sobre essa situação-problema, compreendendo interpretações contrárias e favoráveis do fenômeno retratado. As afirmativas que se relacionam corretamente com as habilidades e competências estabelecidas para o ensino de Histórias dos anos finais do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, são

  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.

Encontre mais questões

Voltar