Questão 55 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Engenheiro Mecânico - VUNESP (2020)

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

É indiscutível a importância do conhecimento e domínio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Converter unidades é uma necessidade constante na Engenharia e considera-se uma habilidade básica do engenheiro.

A fim de reduzir ruído e outros problemas, uma bomba centrífuga do sistema de bombeamento de uma das clínicas de um hospital foi colocada em um andar inferior, onde há outras máquinas. Para evitar certos transtornos técnicos, a pressão de saída da bomba deve ser monitorada. Foi sugerido o acoplamento de uma mangueira ao bocal de saída da bomba, a fim de levar o sinal da pressão efetiva a um manômetro com tubo em “U”, instalado na clínica, em uma altura de 5 metros entre o bocal de saída da bomba e o nível esquerdo (E) do líquido manométrico da figura. O ramal esquerdo do tubo em U possui diâmetro igual a 3 vezes o diâmetro do ramal direito e a medida da parte horizontal do tubo não é dada. O fluido manométrico (M) possui peso específico igual a 80 kN/m3 e a substância líquida bombeada (L) possui peso específico igual a 20 kN/m3 .



Todos os instrumentos e sistemas de medição apresentam limitações e algum nível de incerteza. Se a graduação do tubo de leitura do manômetro em U oferecer para as leituras uma resolução de 1 mm de coluna de fluido manométrico, é correto afirmar que quando a leitura da cota for Δh = 1,5 m, então a pressão na posição E da figura poderá ser expressa coerentemente por um valor igual a

  • A 119,905 kPa.
  • B 120001 Pa.
  • C 119,92 kPa.
  • D 120,05 kPa.
  • E 119940 Pa.