Câmara Municipal de Flores - Diversos Cargos (2020) Questão 43

Acerca dos principais tipos de tinta, suas especificações e locais onde devem ser aplicadas, assinale a alternativa incorreta.
  • A Látex PVA é uma tinta à base d’água e um dos mais comuns tipos de tinta a serem usados na pintura de paredes internas, para áreas secas e que não necessitem de manutenção constante. Possui acabamento fosco, pouca resistência ao sol, que costuma deixá-la desbotada e não é resistente à lavagem. Possui secagem rápida e baixíssimo. A tinta látex é econômica, indicada para paredes com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida.
  • B A tinta acrílica possui características semelhantes à látex, uma vez que possui secagem rápida, é a base d’água e tem baixo odor. A diferença está em sua composição, que concede a esses tipos de tinta uma gama maior de possibilidades de aplicação. A tinta acrílica pode ser utilizada em áreas externas da casa, pois é mais resistente às intempéries e ao desbotamento, proporcionando maior durabilidade. Também é ideal para áreas sujeitas a umidade, como cozinhas e banheiros.
  • C Epóxi é um dos tipos de tinta menos resistentes. É fabricado nas versões a base de solvente e a base d’água. O Epóxi a base de solvente possui acabamento brilhante, tem menor resistência à abrasão e a produtos químicos, não podendo ficar em contato direto com a água. Não é indicado para pintura de caixas d’água e banheiras e em locais com grande necessidade de resistência mecânica, como pisos de garagem, industriais e comerciais.
  • D O esmalte sintético é um dos tipos de tinta desenvolvidos especialmente para aplicação em superfícies de ferro e madeira. Depois de aplicada, essa tinta forma uma película sobre a superfície, com acabamento brilhante, acetinado ou fosco (este último somente nas cores branca ou preta). Originalmente fabricado a base de solvente, hoje a maioria dos esmaltes já é a base d’água. Além de ser ecologicamente correto, o esmalte a base d’água possui secagem mais rápida, baixo odor e não amarela com o passar do tempo.
  • E Acrílicos Superlaváveis são indicados para ambientes com grande tráfego de pessoas, com crianças e que necessitam de limpeza regularmente, a tinta superlavável forma um filme resistente e de acabamento acetinado, que adere menos a sujeira e facilita a limpeza. Pode ser lavada com água, detergente neutro e esponja macia.

Encontre mais questões

Voltar