Questão 67 do Concurso Instituto de Previdência Social dos Servidores de Barueri - São Paulo (IPRESB - SP) - Analista Previdenciário (2017)

O atuário ao dimensionar o montante de recursos e o de contribuições, necessários ao pagamento de benefícios futuros dos segurados de um determinado fundo, utilizou dados errados sobre a expectativa de vida. Esse erro gerou pagamentos de benefícios não esperados e consequentemente uma perda financeira para o fundo. Durante as atividades da área de controles internos no mapeamento de riscos, considerada 2ª linha de defesa, observou-se que o atuário responsável não tinha conhecimento do fato e, portanto, sugeriu que houvesse um processo de feito e conferido na utilização dos dados. Em relação a esse caso, é correto afirmar que

  • A a identificação do risco por controles internos é classificada como repressiva, uma vez que foi realizada previamente a ocorrência do uso inadequado.
  • B o controle automático e repressivo a ser realizado pelo atuário responsável, como 3ª linha de defesa, irá evitar uma nova perda financeira decorrente de um novo erro.
  • C o controle manual a ser realizado pelo atuário responsável, como 3ª linha de defesa, irá evitar a possibilidade de ocorrência de um novo erro.
  • D o controle implementado mitiga o risco de novas ocorrências, porém não elimina o risco de um novo evento que possa inclusive trazer novas perdas financeiras.
  • E o controle manual a ser realizado pela auditoria como 1ª linha de defesa irá evitar a possibilidade de ocorrência de uma nova perda financeira decorrente de um novo erro.