Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (AL-RR) - Economista (2018) Questão 48

Diante das seguintes afirmações de I a V e o legado de cada autor para o sistema econômico, relacione adequadamente os conceitos econômicos aos respectivos autores.


I. As teorias sobre a sociedade, a economia e a política – o entendimento coletivo que sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão-de-obra para a produção e que o Estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante.

II. Elaborou uma teoria que afirmava que a população iria crescer tanto que seria inviável produzir alimentos suficientes para suprir a total necessidade alimentícia do grande número de pessoas no planeta. Dentre suas obras, a principal foi o Princípio da População. É considerado o pai da demografia por sua teoria para o controle do aumento populacional.

III. Desenvolveu a teoria das vantagens comparativas que constitui a base essencial da teoria do comércio internacional. Demonstrou que duas nações podem se beneficiar mutuamente do comércio livre, mesmo que uma nação seja menos eficiente na produção de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial. Defendia que nem a quantidade de dinheiro num país, nem o valor monetário desse dinheiro, era o maior determinante para a riqueza de uma nação. Para o autor, uma nação é rica em razão da abundância de mercadorias que contribuam para a comodidade e o bem-estar de seus habitantes.

IV. Foi um economista cujas ideias mudaram fundamentalmente a teoria e prática da macroeconomia, bem como as políticas econômicas instituídas pelos governos. Ele fundamentou as suas teorias através de outros trabalhos anteriores que analisavam as causas dos ciclos econômicos, refinando-as enormemente e tornando-se amplamente reconhecido como um dos economistas mais influentes do século XX e o fundador da macroeconomia moderna.

V. É o pai da economia moderna, sendo considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para os economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive (e não apenas exclusivamente) pelo seu próprio interesse, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.


( ) Adam Smith

( ) David Ricardo

( ) Karl Marx

( ) John Maynard Keynes

( ) Thomas Malthus


A sequência CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte:

  • A V, II, I, IV e III.
  • B V, III, I, IV, II.
  • C IV, III, I, II, V.
  • D IV, III, II, V, I.

Encontre mais questões

Voltar