Prefeitura Municipal de Porto Belo - Fiscal de Vigilância Sanitária (2019) Questão 41

“Encontrou-se 40 notificações de casos confirmados de botulismo no período de 2007 a 2013 no Brasil, sendo que a faixa etária predominante foi dos 20 aos 39 anos com 50% do total. Houve predominância da patologia em indivíduos do sexo masculino. A maioria dos casos ocorreu no ano de 2009, representando 32,5% do total. Na distribuição de casos por região, percebeu-se a maioria das notificações na Região Sudeste do Brasil com 42,5% do total. Referente à evolução de caso, percebeu-se que 60% deles evoluíram para cura. Quanto à forma de Botulismo, a maioria dos casos 92,5%, foi da forma alimentar” (ZATTI, 2014). Baseado no relato dos casos acima, é correto afirmar que:

  • A A bactéria causadora do botulismo produz esporos que sobrevivem até em ambientes com pouco oxigênio, como em alimentos em conserva ou enlatados.
  • B O botulismo é uma doença pouco conhecida e causadora de paralisia cerebral, causada pela picada do mosquito Clostridium botulinum.
  • C O botulismo é uma doença de notificação compulsória que leva à morte causada por vírus.
  • D O botulismo, doença de notificação compulsória, é causado pelo caramujo africano e que acomete as pessoas com paralisia facial.
  • E O botulismo é causado pela bactéria Toxínia Butolínica (Botox).

Encontre mais questões

Voltar