(2019) Questão 24

A ONG Litro de Luz construiu 220 lampiões e dez postes utilizando garrafas plásticas, painéis solares, baterias, lâmpadas LED e canos PVC, e os instalaram na área quilombola da comunidade Kalunga de São Domingos, em Goiás, e em sete povoados na região.
Disponível em: www.emaisgoias.com.br/ong-leva-postes-de-energia-solar-areas-quilombolas-em-goias. Acesso em: 25 abr. 2019.
O projeto implantado na comunidade Kalunga de São Domingos tem, entre outros objetivos, a ampliação do acesso a fontes de energia elétrica aliados à sustentabilidade. Considerando o exposto, é correto afirmar que:

  • A Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados independentes da rede elétrica rural e ter sua energia armazenada em baterias. Uma bateria de 12 V e 60 Ah consegue, sem nova recarga, alimentar 15 lâmpadas LED de 4,8 W por até 10 horas.
  • B As garrafas PET são polímeros termoplásticos, enquanto o PVC é um polímero termofixo. Ambos podem, após derretimento, ser moldados em outros materiais utilizáveis na fabricação dos postes.
  • C A energia luminosa é convertida em energia elétrica no painel fotovoltaico e armazenada em energia química nas baterias. Posteriormente, a energia química é convertida em corrente elétrica pela transferência de elétrons do componente com maior potencial de redução para o de menor potencial de redução.
  • D Uma lâmpada LED de 4,8 W de cor azul contém o composto nitreto de gálio, cuja fórmula química é Ga(NO)3 e apresenta intensidade luminosa equivalente a uma lâmpada incandescente de 60 W, consumindo, portanto, menos energia elétrica.

Encontre mais questões

Voltar