Questão 34 do Concurso Prefeitura Municipal de São Francisco do Guaporé - Supervisor Educacional (2021)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). (Fonte: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - EDUCAÇÃO É A BASE – MEC).


Sobre a BNCC, responda à próxima questão.



A área de Matemática e, por consequência, o componente curricular de Matemática, devem garantir aos alunos do Ensino Fundamental, o desenvolvimento de oito competências específicas. Dentre elas, não se aplica a citada, na alternativa:
  • A Utilizar unidades de medida e noções de tempo, para responder a necessidades e questões do cotidiano.
  • B Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
  • C Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
  • D Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais, ou não, na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.