(2019) Questão 27

A produção de energia eólica vem crescendo em todo o Brasil. Leia o trecho a seguir: “O potencial de energia eólica no Brasil é de cerca de 500GW, muito mais do que o País consome atualmente”, afirma ElbiaGannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que não tem dúvida do papel de destaque que o estado vai ocupar no setor nos próximos anos. Com os investimentos já contratados, a Bahia deve ganhar mais 2GW de energia eólica até 2022.

JORGE, Gilson. Bahia planeja liderar produção de energia eólica. 2018. Disponível em http://www.atarde.uol.com. br/empregos/noticias/1968109-bahia-planeja-liderarproducao-de-energia-eolica. Acesso em: 07/07/2018.


Sobre a energia eólica, assinale a alternativa correta:

  • A É a energia gerada a partir de gás Hélio, um elemento químico muito presente na atmosfera, que é armazenado e, com uma reação exotérmica, gera energia que é convertida em eletricidade.
  • B É a energia gerada a partir dos ventos, geralmente utilizando moinhos que, mecanicamente, se movimentam gerando energia elétrica.
  • C É a energia elétrica que é reaproveitada após utilização em reatores biodigestores com a sua utilização nos domicílios urbanos.
  • D É a energia elétrica gerada a partir da força das ondas do mar que movimentam turbinas com a subida das marés.
  • E É a energia gerada a partir de microalgas. A principal é a espécie Eolicus radiculares e, por isso, o nome eólica.

Encontre mais questões

Voltar