Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Engenheiro de Segurança do Trabalho (2020) Questão 46

A respeito do objetivo, campo de aplicação, metodologia e demais características da Ergonomia, é correto afirmar que

  • A ao estudar o conteúdo do tempo, no âmbito da análise do processo de trabalho, o ergonomista busca evidenciar o grau de importância de cada tarefa na consecução dos objetivos estipulados para a atividade considerada.
  • B importante referencial para a organização do trabalho se encontra nas características psicofisiológicas dos trabalhadores, que permite entender a preferência do trabalhador em realizar tarefas fragmentadas com cadência definida por terceiros, em detrimento de qualquer gestão própria do trabalho.
  • C a contribuição de diversas áreas do conhecimento, como a Antropologia, leva à melhor compreensão da dificuldade dos indivíduos em organizarem-se coletivamente para gerenciar uma carga de trabalho em face da importância do individualismo na evolução da espécie humana.
  • D uma abordagem ergonômica da organização do trabalho deve considerar, entre outros aspectos, o modo operatório, que diferentemente da cadência, ritmo e normas de produção não formalizadas, não permite qualquer variação sob pena de corromper o sistema produtivo.
  • E independentemente da técnica aplicada na análise do trabalho, é indispensável sua validação junto aos trabalhadores visando satisfazer duas exigências: restituir a informação que permitiu a análise, de forma elaborada, a quem a forneceu e corrigir e completar o trabalho do ergonomista.

Encontre mais questões

Voltar