Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Técnico - Segurança do Trabalho (2015) Questão 50

Analise as afirmativas corretas tendo como tema central o Código de Ética dos profissionais da saúde. 


I. Respeitar a libido do paciente, conquistando gradualmente a confiança técnica, ética e moral do paciente. Desta forma todo procedimento realizado deve ser explanado, fazendo com que o mesmo se mantenha sempre seguro.

II. Não divulgar, em particular ou em público, quaisquer informes que tenham origem nas palavras dos pacientes, mesmo que estes tenham dito que os mesmos não eram segredáveis. Da mesma forma não se deve manter em sigilo as informações clínicas ou de estudo clínico compartilhadas entre a equipe multidisciplinar com o paciente.

III. Ter cuidado ao gerar aproximações emocionais com um paciente. Deve haver uma separação formal do profissional e do amigo, do profissional e do esposo. Deve-se utilizar de um ritual formal a ser incorporado para que haja uma sinalização da distinção destas partes do todo.

IV. É dever de cada profissional estadiar e admitir os limites de intervenção técnica e ética de sua profissão, encaminhando o paciente a um especialista de acordo com as necessidades clinicas específicas de cada situação, sempre explicando claramente ao paciente.

V. Comentar casos de pacientes com outros pacientes com a intenção de encorajá-los, pois isto traz tranquilidade ao enfermo.


Estão corretas:

  • A Apenas, I, II, III e V.
  • B Apenas I, III, IV e V
  • C Apenas, II, III e IV.
  • D Apenas, I, III e IV.
  • E Apenas II, III e V.