Questão 109 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

O COBIT 5 fornece orientações da ISACA sobre governança corporativa e gestão de TI e é baseado na evolução decorrente da aplicação prática do COBIT por muitas organizações e usuários das comunidades de negócios, TI, risco, segurança e garantia. Considerando o “Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização” do COBIT 5, avalie as seguintes assertivas.


I. A qualidade intrínseca reflete o quanto os habilitadores do COBIT 5 e seus resultados cumprem a meta levando-se em consideração o contexto em que operam.

II. A gestão é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.

III. A forma proposta pelo COBIT 5 para avaliar se o processo atinge seus objetivos, avaliando os resultados dos processos, utiliza a classificação da norma ISO/IEC 15504 conforme as seguintes escalas: Não Atingido, Fracamente Atingido, Parcialmente Atingido, Amplamente Atingido, Plenamente Atingido.

IV. Os habilitadores “Informação”, “Serviços, infraestrutura e aplicativos” e “Pessoas, habilidades e competências” também são recursos da organização e devem ser gerenciados e governados.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

  • A II e IV.
  • B I, II e IV.
  • C I, II, III.
  • D III e IV.
  • E I e III.