Questão 26 do Concurso Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - Professor de Ensino Fundamental - Inglês (2020)

Desenvolvimento e educação são complementares e a atividade exercida por todos educadores é de extrema importância. A escola tem de se dirigir ao aluno de maneira que possa atingir toda sua personalidade, respeitando e estimulando sua espontaneidade total de ação e de assimilação.

Para tal, é necessário ter uma formação também psicológica, a fim de melhor compreender a natureza e o desenvolvimento dos alunos de suas escolas e poder agir verdadeiramente como educador.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Relações interpessoais: abordagem psicológica / [Regina Lúcia Sucupira Pedroza]. – Brasília: Universidade de Brasília, 2006.


Para Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o nascimento da criança. E, para melhor se compreender o desenvolvimento da criança na escola, propõe que a pensemos a partir de dois níveis de desenvolvimento. São eles:

  • A Nível motor e Nível operacional.
  • B Nível pré-alfabético e Nível alfabético.
  • C Nível de desenvolvimento real e Nível de desenvolvimento proximal.
  • D Nível de desenvolvimento potencial e Nível operacional.
  • E Nível de desenvolvimento real e Nível de desenvolvimento potencial.