Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Farmacêutico (2012) Questão 58

“O progenitor linfoide comum dá origem aos linfócitos. Os linfócitos são as células que reconhecem, especificamente, os antígenos. Sua morfologia típica consiste em uma pequena célula redonda com núcleo esférico. Apesar da aparência uniforme à microscopia ótica, vários tipos de linfócitos podem ser distinguidos com base nas suas propriedades funcionais e proteínas específicas que expressam. A distinção mais fundamental consiste na classificação destas células em duas linhagens principais, conhecidas como linfócitos B e linfócitos T.” Sobre os Linfócitos, é correto afirmar que:
I. O receptor de antígeno do linfócito B é uma forma de anticorpo ligada à membrana que o linfócito B passa a produzir, após sua ativação e diferenciação em célula plasmática.
II. A imunidade humoral é a principal função dos linfócitos T e dos plasmócitos, e consiste em secretar anticorpos no sangue e em outros líquidos orgânicos, resultando efeitos protetores, mediados por líquidos teciduais.
III. O receptor de antígeno do linfócito T constitui uma classe homogênea de proteínas de membrana que, embora estejam relacionadas evolutivamente com as imunoglobulinas, são iguais a elas, já que estão adaptadas para detectar antígenos derivados de proteínas estranhas ou patógenos que entram nas células hospedeiras.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:  
  • A I
  • B III
  • C I e II
  • D II e III
  • E I, II e III

Encontre mais questões

Voltar