Considerando uma instituição qualquer, onde exista uma relação de trabalho e hierarquia entre pessoas, sempre haverá um relacionamento entre superior-inferior (ou chefe-subordinado, ou ainda patrão-empregado). Esse “relacionamento” pode ser bastante conturbado, principalmente quando não estejam claras as regras que definam os objetivos dessa relação. Com base nessa assertiva, elenque a ferramenta administrativa que funciona como feedback para que o “subordinado” possa compreender o que o “chefe” anseia de seu comportamento na instituição:
- A Comando – aquele que ocupa cargo hierarquicamente superior deve dirigir os seus subordinados de forma que eles absorvam os objetivos desejados.
- B Avaliação – todo subordinado deveria participar de um programa de avaliação, para que tenha conhecimento do quanto sua atuação está de acordo com o esperado por seus superiores.
- C Planejamento – os gestores devem apresentar um programa de trabalho, apresentá-lo aos subordinados e esclarecer os pontos que estão confusos, para que os funcionários possam, posteriormente, ser cobrados pelo seu desempenho.
- D Coordenação – a harmonia entre todos os níveis hierárquicos da organização deve ser buscada incessantemente, pois quanto maior a integração entre os grupos, maior a possibilidade de atingir o proposto pelos chefes.
- E Organizar – os empregados devem conhecer a estrutura da organização, para que tenham total compreensão de suas atribuições e, consequentemente, do que se espera de sua atuação profissional.