Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) - Professor - Biologia (2013) Questão 50

Em sua obra, o educador Paulo Freire afirma: “Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam”.
Respaldado nos ensinamentos do autor, cuja pedagogia é pautada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando e associando-a à sua prática docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) A conduta ética do professor exige que ele faça uma reflexão crítica sobre o que é discutido em sala de aula, e por ser lícita a transmissão de sua ideologia, ele se considera o detentor do conhecimento. ( ) É importante que o professor tenha uma consciência crítica de si mesmo, para compreender o que está nas entrelinhas de seu discurso, de forma a não contribuir para a perpetuação de um poder dominante, que leva a diferenças sociais, discriminação e comodismo. ( ) Na contemporaneidade, a existência não é mais possível sem que se assuma o direito e o dever de optar, de decidir, de lutar, de fazer política, atitudes que conduzirão o professor à imperiosidade da prática formadora, de natureza eminentemente ética.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A V V V
  • B V F F
  • C F V F
  • D F V V
  • E F F V

Encontre mais questões

Voltar